quinta-feira, 31 de março de 2011

O PROJETO

Bem...mais um projeto se inicia e com certeza muitos frutos resultará.

Retalhos Sustetáveis é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo da Prefeitura Municipal de Divinópolis no ano de 2011, desenvolvido pelas educadoras Alexsandra de Oliveira e Liliane Monteiro.
Oficinas de capacitação resultando no desenvolvimento de produtos de design, utilitários ou decorativos.

A presente proposta parte da premissa da nova lei nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos que visa uma gestão integrada, ou seja, conjunto de ações na busca de soluções para os resíduos sólidos de forma a considerar as dimensões políticas, sociais, ambientais, culturais, econômicas de desenvolvimento sustentável, fixando responsabilidades compartilhadas de cunho social.

Em Divinópolis o volume dos resíduos têxteis descartados pelas fábricas é imenso e diante das novas Políticas Públicas as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos diversos setores e sujeitos da sociedade, um novo paradigma de pensar o “lixo”.

O projeto visa possibilitar novo destino para esse resíduo têxtil, tendo em vista a criatividade e o desenvolvimento sustentável, aumentando o ciclo de vida dos produtos descartáveis e minimizando assim o impacto social e ambiental dos mesmos.

A valorização cultural, a qualidade social e a preservação ambiental, promovendo a capacitação da comunidade periférica socialmente excluída para atuar comprometidamente como multiplicadora sócio-educativa.
Essa é a nossa principal meta!

2 comentários:

  1. prof, sabe que adquiri esta consciencia ecologica na facul, achava um assunto meio chato, clichê mesmo, alem de um modismo, pq as pessoas que dizem ser ecologicamnete corretas nem sempre sabem exatamente o que isto significa, nao sabem que se vc nao fizer parte de uma "rede" consciente, o trabalho de um nao supre a ausencia do trabalho do outro...espero realmente poder contribuir e receber contribuiçoes suas...parabens e gdes bjus

    ResponderExcluir
  2. Obrigada primo querido, me emocionei com seu depoimento, fico muito feliz de ter feito parte da sua formação. Pois é a sustentabilidade é coisa séria e problema de todos nós, e se cada um fizer a sua parte e pensar mais no coletivo tudo funcionará melhor...como certeza estamos juntos e as trocas são fundamentais.
    Grande abraço. Saudades. Prof. Lili

    ResponderExcluir